Pesquisa revela impacto financeiro das apostas online e influência da publicidade no comportamento do consumidor
Um levantamento realizado pelo Procon-SP revelou que 48% dos apostadores já comprometeram a renda familiar devido às apostas esportivas online. O estudo, divulgado na última sexta-feira (21), analisou o comportamento do consumidor em relação às “bets” e também apontou que 71% dos participantes tiveram mais perdas do que ganhos, e que 39% enfrentam dívidas decorrentes do jogo.
A pesquisa, conduzida pelo Núcleo de Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP, teve como objetivo entender a percepção dos consumidores sobre as apostas online, amplamente promovidas nas redes sociais e por meio de campanhas publicitárias com celebridades. O relatório traz dados sobre o impacto financeiro e social do setor.
Endividamento
Desde 2018, as apostas esportivas de quota fixa foram legalizadas no Brasil com a promessa de regulamentação que só começou a ser implementada a partir de 2023. O Procon-SP identificou que, além do comprometimento da renda, 39% dos apostadores ouvidos enfrentam dificuldades para pagar suas dívidas geradas pelas apostas.
A pesquisa ainda apontou que 63% dos consumidores relataram problemas com as empresas do setor, sendo que 57% tiveram pagamentos recusados.
Influência da publicidade e redes sociais
Outro ponto de destaque é o papel da publicidade na decisão de jogar. O levantamento revelou que 89% dos apostadores afirmaram receber ofertas de apostas via redes sociais ou celular. Além disso, 52% declararam que a presença de celebridades e influenciadores em campanhas publicitárias teve um impacto direto na decisão de apostar.
Gastos mensais
Os dados da pesquisa também indicam que 26% dos apostadores gastam entre R$ 100 e R$ 500 por mês, enquanto 18% investem mais de R$ 1.000 mensais. Esse cenário reforça a preocupação com o impacto financeiro do setor na economia doméstica dos brasileiros.
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