afro fund 4 betano atletas negros

Afroesporte Fund 4 divulga dez talentos negros selecionados em programa patrocinado pela Betano

  • Última modificação do post:2 de outubro de 2025
  • Tempo de leitura:9 minutos de leitura

Patrocinada pela Betano, Afroesporte Fund 4 conta com 5 atletas masculinos, 5 femininos; sendo 4 paratletas

A Afroesporte Fund anunciou nesta quarta-feira (1) os dez atletas escolhidos para integrar a quarta edição do programa “Estrelas”, que tem patrocínio da Betano. O grupo reúne cinco homens e cinco mulheres, incluindo quatro paratletas, com representantes de cidades como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Paulo, São Bernardo, Santo André e Salvador.

Os selecionados atuam em modalidades diversas, como MMA, Judô, Atletismo, Karatê, Vôlei Sentado, Levantamento de Peso e Boxe. A edição recebeu número recorde de 180 inscrições vindas de diferentes regiões do país. Já o júri que escolheu os atletas incluiu a campeã olímpica Rafaela Silva; o ex-atleta e repórter Diego Moraes; a maratonista Neide Santos; a apresentadora Márcia Fu; a estrategista Mafoane Odara; a ex-jogadora Hélia Rogério (Fofão); o influenciador Negrete; o gerente de ativações de patrocínios da Betano, Fábio Ritter; e a coordenadora de comunicação e operações da Afroesporte, Mariana Virgílio.

O programa Afroesporte Fund 4 terá início em 18 de outubro e vai até 3 de outubro de 2026. Cada atleta selecionado receberá bolsa mensal de R$ 6 mil, além de suporte com psicólogo, mentoria financeira e participação em masterclasses quinzenais sobre temas como letramento racial, branding, produção de conteúdo, finanças e empreendedorismo.

Criado para apoiar a permanência de atletas negros no alto rendimento, o fundo já impactou mais de 30 participantes desde a primeira edição. Na atual edição, a jornada foi ampliada para um ano, com foco no fortalecimento da carreira esportiva e no desenvolvimento de projetos de vida.

“Muitos atletas desistem por falta de condições, e sermos pioneiros em um programa que garante permanência com bolsa é uma conquista histórica. Nossa missão é ampliar esse impacto e inspirar outras iniciativas e mostrar que é possível promover ações de reparação no esporte”, conta Mia Lopes, CEO da Afroesporte.

“Sabemos quanto potencial pode ser desperdiçado por falta de apoio e acesso. Se queremos ser os grandes patrocinadores do esporte brasileiro, é preciso também que iniciemos ações que combatam desigualdades históricas. O patrocínio do Fund 4 é o início de um longo caminho, que queremos percorrer ao lado de instituições sérias e comprometidas como a Afroesporte“, conclui Fernanda Brunsizian, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Betano.

CONHEÇA OS ATLETAS!

  • Ana Carolina Brito dos Santos

Cidade: São Paulo

Começou no esporte por volta dos nove anos, em um projeto social chamado de jiu-jitsu e competiu durante anos na modalidade. Em 2021, migrou para o MMA e, desde então, acumula algumas vitórias como campeã mundial no Toshkent, no Uzbequistão. 

Conheça mais sobre a Ana Carolina: Instagram Ana Carolina

  • Harlley Damiao Pereira Arruda

Cidade: São Paulo

Atleta de judô, perdeu a visão aos 20 anos e conheceu a modalidade por meio de um amigo, quando começou a treinar. Desde então, conquistou o 1º lugar na competição em Santiago. 

Conheça mais sobre o Harlley: Instagram do Harlley

  • Luís Fábio da Cruz Rodrigues

Cidade: São Bernardo do Campo – SP

Conheceu o atletismo na escola e, desde que começou a treinar, entrou para a categoria sub-18 e foi campeão nacional e internacional. Atualmente, é o quinto colocado do ranking brasileiro. Natural do Piauí, hoje mora em São Paulo para treinar e competir. 

Instagram do Luís Fábio

  • Marcela Ferreira Marques

Cidade: Santo André (SP)

Atleta do Vôlei Sentado, conheceu o Centro Paralímpico Brasileiro em 2022 e se apaixonou pela modalidade. É destaque no time e garantiram em 2024 o 2º lugar no Campeonato Paulista.

Conheça mais sobre a Marcela: Instagram da Marcela

 

  • Natália Vitória Santos Cardoso

Cidade: São Bernardo do Campo (SP)

Pratica atletismo aos 8 anos, por incentivo da mãe que, durante um dia de caminhada, encontrou um grupo treinando na pista e decidiu levá-la até lá. Desde então, o esporte virou paixão e propósito. Morava em Cuiabá e mudou-se para São Paulo para treinar e, até o momento, coleciona algumas medalhas, dentre elas, a medalha de bronze no Peru, representando o Brasil.

Conheça mais sobre a Natália Vitória: Instagram Natália

  • Paulo Gabriel da Cruz santos

Cidade: Duque de Caxias (RJ)

Morador de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, iniciou no karatê aos 16 anos e, desde então, acumula algumas participações em competições nacionais e internacionais, muitas delas, financiadas por meio de rifas e vaquinhas. Entre as principais conquistas estão: Top 5 no Pan-Americano do Uruguai, Vice-campeão Sul-Americano na Bolívia, Top 1 do ranking nacional em 2024 e Titular da Seleção Brasileira em 2025, pelo 2º ano consecutivo. 

Conheça mais sobre o Paulo Gabriel: Instagram Paulo Gabriel

  • Pedro de Oliveira

Cidade: São Paulo (SP)

A carreira no Atletismo se iniciou após os Jogos Olímpicos em 2008, enquanto assistia à final dos 100m do atletismo com minha família e sentiu vontade de praticar. Com o intuito de ajudá-lo, o seu pai criou o CRIA-Lavras (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo) em uma parceria com a prefeitura da cidade e com a Universidade Federal de Lavras – MG (UFLA). Desde então, somou diversas medalhas nas categorias de base, Sub15, Sub17, Sub20 e, somente neste ano de 2025 já garantiu: 1° Colocado no Troféu Adhemar Ferreira da Silva Brasil, 2° Colocado Jogos Sul Americanos Indoor de Atletismo Cochabamba na Bolívia e 3° Colocado no 54° Jogos Sul Americanos de Atletismo Mar del Plata na Argentina, dentre outros.

Conheça mais sobre o Pedro de Oliveira: Instagram Pedro 

  • Taiane Justino de Lima

Cidade: São Paulo (SP)

Conheceu o levantamento de peso aos 21 anos em um projeto social na Vila Olímpica Esportiva da Mangueira. Gostou da modalidade e não demorou para começar a competir. E, desde então, já foi campeã nas categorias sub-15 e sub-17, três vezes medalhista no mundial sub-20 e quebrou 10 recordes em 2024 na Copa do Mundo na Tailândia. Atualmente, é a mulher mais forte do Brasil dentro da sua modalidade com um total de 265kg (soma do arranco e arremesso). 

Conheça mais sobre a Taiane Justino: Instagram Taiane

  • Washington Assis do Nascimento Junior

Cidade: Rio de janeiro

Nascido e criado na comunidade da Cidade de Deus, conheceu o atletismo através de uma amiga da sua mãe, em 2012, em um projeto social. Em sua trajetória, acumula algumas conquistas como: 100m rasos categoria T47 para deficientes do membro superior, Medalhista paralímpico com medalha de bronze em Tokyo, Vice campeão mundial em Dubai e Vice campeão parapanamericano em Santiago, no Chile. Além disso, foi finalista e quinto lugar nas Paralimpíadas de Paris 2024.

Conheça mais sobre o Washington Assis: Instagram Washington

  • Yasmine Fernanda Santos Silva

Cidade: Salvador (BA)

Começou no boxe aos 8 anos de idade, em um projeto social do bairro. Enquanto todos os amigos faziam boxe, ela fazia balé. Com muito esforço, conseguiu convencer tanto os amigos quanto a sua avó que o boxe também “poderia ser um esporte feminino” e que gostaria de praticar. Divide-se entre São Paulo e Salvador, onde treina atualmente. Pode orgulhar-se de algumas vitórias como: Hexacampeã Baiana de Boxe (6 vezes campeã estadual da Bahia) e três vezes medalhista no Campeonato Brasileiro de Boxe, dentre outras. 

Conheça mais sobre a Yasmine Fernanda: Instagram Yasmine 

30 Visualizações totais - 1 Visualizações hoje