Encontro reafirma compromisso com boas práticas de governança, sustentabilidade, transparência e combate às vulnerabilidades
A Sport Integrity Global Alliance (SIGA) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deram mais um passo na agenda conjunta pela integridade no futebol brasileiro. Nesta terça-feira (28), no Rio de Janeiro, Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e Presidente & CEO da SIGA Latin America, se reuniu com o presidente da CBF, Samir Xaud, para discutir avanços e novas ações estruturantes no setor.
O encontro consolida o acordo de cooperação firmado em março de 2024 e reafirma o compromisso das duas instituições com boas práticas de governança, sustentabilidade, transparência e combate às vulnerabilidades que afetam o esporte em âmbito global.
Com três décadas de atuação na linha de frente do futebol mundial — incluindo cargos de liderança na UEFA, FIFA, Associação das Ligas Europeias e no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS) — Emanuel Macedo de Medeiros reforçou o papel estratégico do Brasil no cenário internacional e destacou que a integridade esportiva depende de alinhamento entre entidades reguladoras, governos e clubes.
O diálogo com o presidente da CBF também envolveu temas como integridade nas apostas esportivas, profissionalização das ligas e modernização dos mecanismos de gestão. A SIGA apresentou ainda um panorama dos avanços já alcançados no país a partir de parcerias com diferentes órgãos, incluindo Ministério do Esporte, Ministério da Fazenda, Controladoria-Geral da União e Federação Paulista de Futebol.
A SIGA informou que entre os projetos em andamento, está o estudo independente solicitado pelo Congresso Nacional sobre o futuro do futebol brasileiro, com foco na estrutura das ligas profissionais e na admissibilidade jurídica da criação de um novo modelo de organização competitiva.
“Esta reunião reforçou o compromisso compartilhado entre a SIGA e a CBF com um futuro de excelência, integridade e modernização para o futebol brasileiro. O Presidente Samir Xaud demonstrou liderança, visão estratégica e espírito reformista, que merecem o meu reconhecimento. A SIGA está empenhada em apoiar a CBF com seu conhecimento, experiência e redes globais, contribuindo para a implementação das melhores práticas e soluções que fortaleçam a boa governança, a integridade e a sustentabilidade do futebol brasileiro”, afirmou Emanuel.
A expectativa é de que as próximas etapas da cooperação incluam iniciativas práticas de monitoramento, certificação de boas práticas, educação e prevenção de riscos — pilares considerados essenciais pela entidade para preservar a credibilidade do esporte e garantir um ambiente competitivo mais ético e profissional.