Medida inclui campanha de conscientização dos riscos associados ao uso de sites ilegais de apostas
A TVE Bahia se tornou a primeira emissora pública do Brasil a proibir anúncios de apostas esportivas, conhecidas como bets, durante suas transmissões esportivas. A decisão, além de pioneira, está acompanhada de uma campanha de conscientização para alertar a população sobre os riscos associados ao uso de sites ilegais de apostas.
Segundo a companhia, a iniciativa “reflete a opinião da maioria dos brasileiros sobre os perigos das bets”. A emissora mencionou uma pesquisa realizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras), que apontou que cerca de 60% da população considera as apostas esportivas “ruins ou péssimas” e defende uma regulamentação rigorosa do setor.
Campanha foca no futebol baiano
A campanha, criada pela agência Ative, foi lançada com o teaser “A gente acredita no futebol baiano” e o slogan “Aqui o Baianão é todo seu”. O objetivo principal é conscientizar os baianos sobre os impactos sociais, econômicos e psicológicos das apostas ilegais, com foco em grupos vulneráveis, como jovens, trabalhadores e beneficiários do Bolsa Família.
Além disso, a ação busca reforçar o orgulho pelo futebol local, valorizando os times que representam a Bahia. Todos os jogos do campeonato estadual são transmitidos pela TVE gratuitamente, seja pelo canal aberto da emissora ou pelo YouTube, sem restrição de clubes.
“Sabemos que os brasileiros e baianos são apaixonados por futebol, e a audiência da TVE é enorme durante os jogos. Nosso objetivo é continuar oferecendo transmissões de qualidade, valorizando o futebol local e os times que carregam a paixão e a força do nosso estado”, complementou.
Flávio Gonçalves, Diretor Geral da TVE, destacou o papel social da emissora em relação ao tema.
“Como uma emissora pública, a TVE reafirma seu compromisso com o bem-estar da população baiana e a diminuição das desigualdades sociais e econômicas. Não faz sentido estimular que as pessoas percam dinheiro e acumulem ainda mais dívidas; pelo contrário, nosso papel é alertar sobre os perigos, impactos perversos e educar a população”, afirmou.
Ampliação
Lançada neste mês, a campanha terá duração até março de 2025 e está presente em toda a Bahia por meio de canais on-line. Cidades como Alagoinhas, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Riachão do Jacuípe e Salvador já recebem mensagens educativas por mídia exterior.