Prefeito de Recife reduziu ISS para empresas do setor em abril
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), criticou publicamente o incentivo à atividade de casas de apostas como “meio de arrecadação”, durante sua participação na 18ª edição do Encontro de Líderes, promovido pela Comunitas em São Paulo. Com o prefeito João Campos (PSB) presente na plateia, Raquel afirmou que a regulamentação das bets no Brasil pode facilitar práticas ilícitas. A informação é do da Coluna Paulo Capelli, do Portal Metrópoles.
“A aprovação das bets é, para mim, um grande retrocesso no Brasil. Não estou dizendo que todas elas são iguais, mas a aposta facilita a lavagem de dinheiro. Quando se vê isso apenas como um meio de arrecadação, muitas vezes se está facilitando a vida de quem lava dinheiro. A gente não pode permitir que a legislação cristalize o crime organizado”, declarou.
As críticas ganharam peso no contexto de Recife ter reduzido, em abril, a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) cobrado das bets de 5% para 2%, medida sancionada por Campos. A decisão foi vista como forma de incentivar a permanência de patrocinadores em eventos como o Carnaval e as festas juninas da capital pernambucana.
Campos também participou do evento, em painel sobre democracia e eficiência do Estado. Ele é apontado como um dos possíveis adversários de Raquel Lyra na disputa pelo governo estadual em 2026.