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Governo divulga relatório do primeiro semestre do mercado regulado de apostas no Brasil; confira!

  • Última modificação do post:26 de agosto de 2025
  • Tempo de leitura:7 minutos de leitura
Levantamento reúne informações enviadas pelas 78 empresas autorizadas a operar no país, que somam 182 marcas de apostas 

O Governo Federal, pelo Ministério da Fazenda, divulgou nesta segunda-feira (25) o Panorama Semestral do mercado regulado de apostas de quota fixa no Brasil, com dados de 1º de janeiro a 30 de junho de 2025. O levantamento reúne informações enviadas pelas 78 empresas autorizadas a operar no país, que somam 182 marcas de apostas (bets), por meio do Sistema de Gestão de Apostas (SIGAP).

Segundo o documento, o objetivo é fornecer uma visão objetiva, transparente e orientada a dados para subsidiar decisões e acompanhar a evolução do setor.

Perfil dos apostadores

O relatório aponta que, no período, o país registrou 17,7 milhões de contas únicas (CPFs) cadastradas que realizaram apostas.

Entre os apostadores:

  • Gênero: 82% homens e 18% mulheres.

  • Faixa etária:

    • 25 a 34 anos: 36%

    • 35 a 44 anos: 29%

    • 18 a 24 anos: 22%

    • 45 a 59 anos: 11%

    • Acima de 60 anos: 2%

Esse recorte mostra que o público predominante é jovem-adulto, com quase 70% entre 25 e 44 anos, além de forte presença masculina.

Receita e destinações legais

O GGR (Gross Gaming Revenue) — receita bruta do jogo — alcançou R$ 17,4 bilhões no primeiro semestre. Desse montante, foram destinados R$ 2,14 bilhões às finalidades legais estabelecidas pela Lei 14.790/2023, que define a alocação de 12% do GGR para áreas como esporte, turismo, seguridade social e educação.

Fiscalização

No período, foram arrecadados R$ 49,2 milhões em taxas de fiscalização. A Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA/MF) instaurou 66 processos de fiscalização, com 54 agentes atuando junto a 93 operadores (marcas).

Entre as medidas aplicadas estão:

  • 35 processos administrativos sancionadores instaurados;

  • 15.463 URLs bloqueadas;

  • 146 publicações e 112 páginas removidas de redes sociais, em combate à publicidade e operações ilegais.

Jogo responsável

O relatório também apresentou os avanços em diretrizes de jogo responsável, que incluem:

  • Autolimites para apostas;

  • Monitoramento e identificação de comportamentos de risco;

  • Informações claras sobre riscos e mensagens obrigatórias de advertência;

  • Proibição de crianças e adolescentes em propagandas;

  • Ações conjuntas com operadores e com o CONAR para autorregulação da publicidade.

Ações interministeriais

O Governo estruturou um Grupo de Trabalho Interministerial, com participação dos ministérios da Fazenda, Saúde, Esporte e da Secretaria de Comunicação, para planejar ações de prevenção e redução de danos.
Entre as medidas em andamento estão:

  • Plataforma centralizada de autoexclusão;

  • Autotestes de saúde para jogadores;

  • Protocolo de atendimento no SUS;

  • Capacitação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS);

  • Campanhas educativas voltadas também para atletas.

Cooperação institucional

Foram firmados acordos com entidades nacionais e internacionais para fortalecer a integridade e combater irregularidades, incluindo:

  • Sportradar, IBIA, Genius, SIGA e 360IN, para integridade esportiva;

  • ANATEL, para derrubada de sites ilegais;

  • Secretaria Nacional do Consumidor (MJ), para ações de educação financeira;

  • Febraban, com o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro;

  • Conselho Digital do Brasil, no combate à publicidade ilegal;

  • Ministério da Gestão e da Inovação, para aprimoramento do SIGAP.

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