Apesar das críticas ao cenário de consumo, vendas em mesmas lojas cresceram 4,6% no segundo trimestre de 2025
O presidente-executivo do Assaí Atacadista (ASAI3), Belmiro Gomes, afirmou nesta sexta-feira (8) que o mercado de apostas esportivas tem influenciado a forma como parte dos consumidores destina sua renda. Segundo o executivo, esse movimento, somado aos juros elevados e ao endividamento das famílias, contribui para a preferência por produtos mais baratos.
“A troca do consumidor por produtos mais baratos e econômicos ainda é persistente. Juros, movimento de apostas esportivas, endividamento… Tudo isso forma um cenário em que o consumidor é obrigado a comprar produtos mais baratos”, disse Gomes em teleconferência com analistas, ao comentar o desempenho do segundo trimestre de 2025 (2T25).
Ele acrescentou que o fenômeno é mais perceptível no Nordeste. “O trade down está mais forte, principalmente no Nordeste, devido a outros hábitos que estão tirando dinheiro da população. Se entrar dinheiro novo, vai mais para o mercado de apostas do que para alimentos”, disse.
Desempenho das ações
Apesar das observações sobre o comportamento de compra e a disputa pela renda com outros setores, o Assaí registrou crescimento de 4,6% nas vendas em mesmas lojas no segundo trimestre de 2025, resultado que a empresa considera abaixo de sua meta de expansão acima da inflação. No balanço, a companhia citou que o desempenho foi influenciado pela pressão sobre o poder de compra e pelo trade down.
Na Bolsa, as ações recuavam 3,8% às 13h42, enquanto o Ibovespa caía 0,22%. A empresa destacou que continua implementando sua estratégia de expansão de lojas pelo país.
Reduflação
De acordo com o vice-presidente comercial e de logística do Assaí, Wlamir dos Anjos, fabricantes de alimentos seguem adotando a “reduflação”, que consiste em reduzir o tamanho das embalagens mantendo ou elevando o preço.
“O setor ainda está tentando fazer com que o produto caiba no bolso do consumidor… As alterações nos produtos têm feito com que os preços fiquem estáveis, mas isso diminui a qualidade”, afirmou. Ele citou como exemplos chocolates, sucos e creme de leite: “A indústria tem reduzido embalagens”, ressaltou.
Segundo o executivo, o Assaí esperava que esse movimento fosse “mais brando” em 2025, mas ele continua presente.
Marca própria
O Assaí prepara para o segundo semestre de 2025 o lançamento de uma linha de marca própria, com objetivo de obter margens melhores e ampliar o poder de negociação com fornecedores. Gomes afirmou que a iniciativa também busca ampliar a base de clientes e diversificar a percepção sobre o formato atacarejo.
Medicamentos
Sobre as discussões no setor de varejo alimentar para autorizar a venda de medicamentos, atualmente restrita a farmácias, Gomes disse que a operação “tem suas dificuldades” para ser implementada, mas “provavelmente não é mais complexo que um açougue, em que há refrigeração e mão-de-obra especializada”.
Ele completou que pretende ser competitivo. “Os custos e despesas disso já estão dentro de casa… Isso nos permite sermos competitivos nessa categoria (medicamentos)”.