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Brasil cresce em 153% os CNPJs cadastrados de bets em quatro anos, mas número de empresas autorizadas é ínfimo

  • Última modificação do post:28 de abril de 2025
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País conta com 2.212 registros em abril de 2025

O mercado brasileiro de apostas online passou por uma expansão acelerada nos últimos anos. Um levantamento realizado pela BigDataCorp e divulgado pelo portal UOL aponta que, atualmente, existem 2.212 CNPJs ativos no país cadastrados sob o código de atividade econômica (CNAE) 9200-3/99, voltado para jogos de azar e apostas na internet. Esse volume representa um crescimento de 153% em apenas três anos.

O ritmo de crescimento é consistente. Em fevereiro de 2020, o Brasil contava com apenas 96 empresas cadastradas para atuar com apostas. Esse número saltou para 837 no fim de 2021. Agora, em abril de 2025, já são 2.212 registros — e apenas nos primeiros meses deste ano, mais 99 CNPJs foram adicionados.

Apesar da explosão de registros, o número de empresas efetivamente autorizadas a operar é muito pequeno. De acordo com a lista atualizada em abril pelo Ministério da Fazenda, apenas 69 CNPJs possuem autorização formal para atuar, o que corresponde a apenas 3,5% do total registrado. Juntas, essas licenças correspondem a 153 marcas e 149 domínios de internet terminados em “.bet.br”, considerando que cada CNPJ pode controlar até três marcas. O número de autorizadas sobe para 78 quando são incluídas as permissões obtidas através de liminares judiciais.

 Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, contou ao UOL que o cenário reflete o potencial de mercado que o Brasil oferece para empresas locais e estrangeiras. “O processo de licenciamento é lento, mas ele começa pela abertura de um CNPJ”, explicou.

Essas apostas também movimentam cifras altas. O capital social declarado pelas empresas soma R$ 12 bilhões, o que equivale, em média, a R$ 5 milhões por CNPJ. Para operar de forma nacional, é necessário um investimento elevado: a licença federal custa acima de R$ 30 milhões. Já as autorizações estaduais apresentam custos mais baixos e variam de estado para estado.

O levantamento mostra que o estado de São Paulo lidera em concentração de capital social, abrigando 64% do volume total. No entanto, é no Distrito Federal que a média por empresa é mais elevada, atingindo R$ 19,1 milhões por CNPJ, indicando planos de atuação em âmbito nacional.

As regiões Norte e Nordeste, por sua vez, acumulam quase 40% dos registros de apostas, um índice que é o dobro da média nacional para novos CNPJs. Para Rodrigues, essa movimentação tem dois lados. “Se por um lado é bom pois é uma oportunidade de crescimento na área de tecnologia, por outro sabemos que esse é um mercado movido por uma exploração da população de mais baixa renda“, afirmou.

Boa parte dos novos registros também inclui filiais de grandes grupos estrangeiros. A presença de CNPJs com sede declarada no exterior é três vezes maior no setor de apostas do que na base geral de empresas brasileiras.

Outro fator que impulsiona a abertura de registros é a possibilidade de operar no modelo white label. Nesse formato, já consolidado entre fintechs e operadoras de telefonia virtual, times de futebol e outras instituições podem lançar suas próprias marcas de apostas usando a infraestrutura de empresas já licenciadas.

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