Um estudo recente da Web Estratégica, consultoria especializada em SEO e marketing de conteúdo, revela que a Betano, Betnacional e Esportes da Sorte foram as empresas mais procuradas na internet nos últimos cinco anos. O levantamento também apontou que o interesse por “apostas online” no Brasil disparou, com um aumento de 308% nas buscas de agosto de 2023 a agosto de 2024. O levantamento indica que a procura por apostas online vem crescendo rapidamente no país desde 2020, acompanhada por um aumento expressivo nas pesquisas por termos relacionados, como “apostas” e “apostas esportivas”, que subiram 173% e 123%, respectivamente.
Em contrapartida, o interesse do consumidor por compras online sofreu quedas consideráveis: buscas por “comprar online” diminuíram em 20%, enquanto “comprar roupas” registrou redução de 47%. Isso evidencia uma mudança significativa no comportamento dos brasileiros, com um foco crescente no mercado de apostas.
O estudo da Web Estratégica identificou também que 70% das buscas por apostas online vieram das regiões Norte e Nordeste, enquanto a região Sudeste, mais populosa, respondeu por apenas 12% desse total. O levantamento utilizou ferramentas como Semrush, SimilarWeb, Google Trends e Google Acadêmico, para mapear com precisão o comportamento do público.
Betano na liderança
Diferente de outros setores, em que buscas informacionais predominam, o mercado de apostas online no Brasil se destaca pelo volume de buscas navegacionais, ou seja, pesquisas diretamente por marcas específicas. No país, a marca mais procurada no segmento, a Betano, registra cerca de 32 milhões de buscas mensais, número muito superior ao de buscas gerais como “apostas esportivas”, que somam cerca de 90 mil por mês.
Confira ranking das bets mais procuradas!
“O comportamento de busca no setor de apostas é bem diferente do padrão observado em outros mercados. Normalmente, consumidores buscam mais por informações que auxiliem na decisão de compra. Em apostas, no entanto, as buscas são majoritariamente por marcas específicas”, comenta Rafael Rez, fundador e CMO da Web Estratégica.
Celular
Outro ponto destacado pela pesquisa é a preferência pelo acesso móvel no setor de apostas, com 85% dos acessos ocorrendo via celular, bem acima do observado no e-commerce, onde 55% das transações são realizadas por dispositivos móveis, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Em relação à origem do tráfego, as visitas diretas dominam, representando 77% do total, enquanto o uso de buscadores para acessar sites de apostas corresponde a apenas 16%.
Esse comportamento, de acordo com o estudo, reflete o vínculo já estabelecido entre os usuários e as marcas, indicando uma fidelidade que se traduz em acessos diretos, sem a necessidade de pesquisa prévia em buscadores.