Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) proibiu apostas e publicidade de bets na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa Copinha, terá uma edição 2025 marcada por uma grande mudança: a proibição de apostas e propagandas de casas de apostas. A decisão, tomada pela Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, visa proteger os jovens atletas e evitar a associação do esporte com o jogo. O campeonato, que é patrocinado pela cooperativa financeira Sicredi, começa na próxima quinta-feira (2), com o confronto entre São Carlos (SP) e Imperatriz (MA).
A medida, que entra em vigor em 2025, abrange todos os jogos da Copinha. Estádios, uniformes dos times, placas publicitárias e até mesmo as transmissões televisivas e online estarão livres de qualquer tipo de propaganda relacionada a apostas esportivas. A principal justificativa para a proibição é a participação de jogadores menores de 18 anos. A lei que regulamentou as apostas esportivas no Brasil veta expressamente a publicidade e a promoção de jogos de azar dirigidos a menores de idade.
Impacto para os clubes
A decisão terá um impacto direto nos clubes participantes da Copinha. Muitos deles já possuem contratos de patrocínio com casas de apostas e precisarão buscar novas alternativas para a temporada de 2025. O Corinthians, atual campeão, é um exemplo: o clube, que tem a Esportes da Sorte como patrocinadora master no profissional, terá que utilizar outra marca em sua camisa na Copinha: a empresa de pneus XBRI.
A transmissão do campeonato ficará por conta da Tv Globo, na TV aberta, Sportv, na fechada, além do YouTube, CazéTV e o canal Paulistão.