Mariana Gomes, Head de Growth da Sportingbet, falou sobre os caminhos estratégicos da empresa no Brasil
Na mesma semana em que os torcedores conheceram as chaves de grupos da Libertadores e Sul-Americana, os cariocas puderam ver de perto as taças das competições no Shopping Tijuca, Zona Norte do Rio. Em conversa exclusiva com o Portal MediaBet Brasil, a head de growth da Sportingbet, Mariana Gomes, falou sobre os caminhos estratégicos da empresa no Brasil e como a parceria com os torneios continentais tem impacto na relação com o público do país. O evento contou com o ex-atleta Léo Moura, campeão da Libertadores com o Grêmio em 2017, e com o influenciador Pedro Certezas.
A executiva destacou que, com a chegada da regulamentação, a competição entre as operadoras ganha novos contornos, e os patrocínios se tornaram a principal vantagem competitiva.
“A principal coisa que a gente olha de primeira é o que tem relação com a nossa marca, o nosso posicionamento, os nossos valores, o que a gente busca“, afirmou. Ela reforça que, hoje, os três principais patrocínios da empresa no país são a CONMEBOL, o Palmeiras e a NBA — parcerias que, segundo Mariana, refletem força, tradição e visibilidade.
Para ela, o impacto dessas alianças é duplo.
“Essas marcas passam uma confiança, são marcas de grande visibilidade e que o brasileiro consegue entender e associar: esporte e bet. Quando está com uma marca dessa, há uma bet de confiança, uma bet responsável, uma bet que realmente quer estar no Brasil e fazer para o Brasil”, ressaltou.
A exposição das taças das duas principais competições continentais da América do Sul simboliza o compromisso da marca em transformar patrocínio em proximidade com o público.
“A gente poder estar numa competição, ter o direito de falar dessa competição, ter o direito de trazer uma taça dessa e criar experiências e se aproximar um pouco mais das pessoas, eu acho que também é uma coisa muito importante nesse momento”, explicou.
Sumário
Experiência como diferencial
Mariana enfatizou que o foco principal da SportingBet é gerar experiências únicas.
“Acho que o grande diferencial do patrocínio é o que a gente pode oferecer que mais ninguém pode. Então, numa indústria tão competitiva, os patrocínios trazem uma vantagem competitiva palpável“, disse.
Para este ano, o plano é intensificar as ativações nos estádios, nos produtos e nas campanhas digitais.
“Vai ter muito cliente Sportingbet em jogo, vai ter muita experiência no olho no olho mesmo, com pessoas, com atletas, com taça. E dentro do produto, muita promoção, melhores odds”, destacou.
Equipes específicas
A executiva afirmou que a empresa adota uma estrutura operacional detalhada para extrair o máximo de cada parceria.
“A gente está agora com uma abordagem muito granular no que diz respeito a esses patrocínios. Resolvemos implementar times que são, de fato, dedicados a cada parceiro que a gente tem no Brasil“, revelou.
Há hoje equipes específicas para cuidar da NBA, Libertadores, Palmeiras, Brasileirão (em conjunto com a CazéTV) e outros.
“Agora a gente vai, datinha a datinha, cada momento do calendário, vendo como pode abordar da melhor forma para tirar o melhor proveito desses patrocínios“, afirmou.
Confiança
Com a regulamentação em curso, Mariana acredita que a confiança do cliente é o verdadeiro ativo das marcas.
“A regulamentação já ajuda muito nisso, porque ela coloca todas as casas de aposta nas mesmas regras. Já não é mais sobre quem oferece o maior bônus, mas quem oferece a melhor experiência“, falou.
Ela observa que operadores ilegais ainda oferecem facilidades que os regulados não podem, como bônus fora do permitido e ausência de exigências cadastrais.
“Mostrar que a experiência pode ser mais complexa em algum nível, mas que é para o bem do cliente, é o que a gente vem trabalhando muito para fazer”, destacou.
Jogo responsável como prioridade
Mariana reforçou que o compromisso da SportingBet com o jogo responsável é estruturado em todas as etapas da jornada do cliente — da escolha de parceiros às ferramentas de controle dentro da plataforma.
“A gente tem tentado olhar o jogo responsável como parte de toda a jornada. Não só uma campanha na TV dizendo ‘seja responsável'”, ressaltou
A empresa está prestes a lançar uma nova campanha específica sobre o tema, com um tom mais informativo.
“A gente fala de ferramentas que existem na plataforma, para identificar comportamentos de risco. Seja limite de depósito, limite de aposta, bloqueio automático. Isso é essencial”, observou.
Ela ainda reforça que a comunicação da empresa nunca será enganosa ou apelativa.
“Desafio qualquer um a encontrar uma campanha que a Sportingbet fale para você largar o emprego e viver de aposta. Não é o que a gente acredita. Nosso discurso é sempre atrelado a diversão e lazer, com responsabilidade“, destacou.
Compromisso com o Brasil
A executiva deixou claro que a intenção da SportingBet é permanecer no país a longo prazo, apostando em estrutura, experiência, confiança e regulação.
“A indústria está se consolidando e está presente com as pessoas, mostrando que a gente tem uma intenção legal no Brasil. Queremos criar experiências, trazer entretenimento e diversão“, concluiu.