Empresas do setor têm fortalecido sua presença nas camisas dos clubes da Série A
As casas de apostas estão dominando o cenário do futebol brasileiro, com um investimento total superior a R$ 560 milhões em patrocínios para clubes da Série A. Este montante é apenas uma fração dos orçamentos bilionários que as empresas do setor destinam ao marketing, que variam entre R$ 5,8 bilhões e R$ 8,8 bilhões, conforme um estudo do Itaú.
Atualmente, apenas cinco clubes da elite do futebol nacional não têm patrocínio de casas de apostas: RB Bragantino, Cuiabá, Grêmio , Inter e Palmeiras. Os restantes 14 clubes têm garantido receitas substanciais com esses acordos. Confira os principais contratos de patrocínio:
Vasco da Gama: O clube recentemente assinou um contrato com a Betfair, que prevê um pagamento de R$ 115 milhões até o final de 2025. Isso faz da camisa do Vasco uma das mais valiosas do futebol brasileiro.
Flamengo: Recebe R$ 105 milhões por ano da Pixbet.
Corinthians: Firmou um acordo de R$ 103 milhões anuais com a Esportes da Sorte. Inicialmente, o clube tinha um contrato com a Vai de Bet no valor de R$ 360 milhões por três anos, mas o acordo foi rescindido unilateralmente em junho.
Juventude: Anunciou um contrato de patrocínio máster com a Stake, com valores estimados em até R$ 15 milhões anuais, válido até o fim de 2025.
Athletico Paranaense: Recebe entre R$ 16 e R$ 17 milhões por ano da Esportes da Sorte.
Atlético Mineiro: O patrocínio da Betano aumentou de R$ 14 milhões para R$ 18 milhões.
Bahia: O clube, gerido pelo City Football Group (CFG), receberá R$ 19 milhões por temporada da Esportes da Sorte.
Botafogo: Anunciou a Parimatch como patrocinadora máster, com um contrato de R$ 55 milhões por dois anos, ou R$ 27,5 milhões por temporada.
Criciúma: O contrato com a EstrelaBet dobrou de R$ 3 milhões para R$ 6 milhões.
Cruzeiro: Renovou o contrato de patrocínio máster com a Betfair até dezembro de 2026, com um novo valor de R$ 42 milhões por temporada.
Fluminense: Anunciou a Superbet como novo patrocinador máster. O acordo renderá R$ 52 milhões por ano e terá duração de três anos.
Fortaleza: Garantiu um patrocínio recorde de R$ 40 milhões por dois anos com a Novibet.
Vitória: O clube fechou um contrato com a Betsat, com investimento de R$ 7,2 milhões por dois anos.