Presidentes das instituições enviaram ofício à gigante da tecnologia
Os presidentes da Loterj, Hazenclever Lopes Cançado, e da Lottopar, Daniel Romanowski, enviaram ofícios ao Google solicitando uma revisão da política da gigante de tecnologia em relação à publicidade de apostas online no Brasil. A informação é do Portal Poder 360. Atualmente, a plataforma de anúncios do Google só permite a veiculação de propagandas de casas de apostas que tenham autorização para operar no país emitida pelo Ministério da Fazenda. Essa política foi definida em outubro de 2024 e entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2025.
Os gestores questionaram a limitação imposta pela empresa, exigindo que o Google também permita anúncios das apostas que são credenciadas pelas respectivas loterias estaduais. A Loterj enviou sua solicitação em 20 de dezembro de 2024, enquanto a Lottopar enviou a sua proposta de mudança em 16 de dezembro.
Hazenclever foi além e sugeriu uma nova redação para a política do Google em seu ofício, buscando abrir espaço para as casas de apostas que operam legalmente sob a autorização das loterias estaduais. Já Daniel Romanowski adotou um tom mais combativo, ameaçando processar o Google caso a empresa não aceite modificar sua abordagem para incluir anúncios das bets autorizadas pelas loterias estaduais.
‘Política Global’
Em resposta, o Google reiterou sua posição de não fazer distinções regionais em relação à sua política de anúncios. A empresa alegou que segue uma política global que prioriza a conformidade com as legislações federais de cada país. No caso do Brasil, a gigante da tecnologia declarou que, para atender à legislação nacional, sua política foi atualizada em outubro de 2024, e desde o início deste ano, apenas as apostas que possuam a certificação do Ministério da Fazenda e a devida autorização do Google Ads podem veicular publicidade na plataforma.
“O Google apoia a publicidade responsável de jogos de azar e adere às leis locais e aos padrões do setor. Para cumprir a legislação brasileira, atualizamos nossa política de anúncios relacionados a jogos de azar em outubro. Conforme previsto, a partir de 1º de janeiro, apenas anunciantes certificados pelo Ministério da Fazenda e com a certificação necessária do Google Ads poderão operar em nossas plataformas“, afirmou um representante do Google em entrevista ao portal Poder360.
A Loterj e a Lottopar foram procuradas para comentar sobre a situação, mas, até o fechamento desta reportagem, não haviam se manifestado.